AT&T vai permitir chamadas de voz pela internet no iPhone

R7.comEstratégia foi divulgada no mesmo dia em que a Verizon anunciou dois modelos com recurso parecido

Do R7, com Reuters

A AT&T informou nesta terça-feira (6) que vai liberar sua rede 3G para aplicativos de voz pela internet (VoIP) que rodem no iPhone da Apple, abrindo caminho para serviços como o Skype.

A empresa já informou à Apple e à comissão de federal de comunicação americana (FCC em inglês) de sua decisão.

A jogada permite ao Skype, que é propriedade do eBay, apresentar um pedido à Apple, para que a empresa decida se o aprova ou não para rodar no iPhone.

A Apple elogiou a jogada da AT&T e disse que vai desenvolver aplicativos de voz pela internet para o iPhone o mais rápido possível.

A cartada da AT&T foi feita no mesmo dia em que a Verizon Wireless anunciou que vai vender dois modelos de celular com o sistema operacional Android, do Google, neste ano – a iniciativa faz parte de uma parceria para ajudar o Google a desafiar a Apple no mundo dos smartphones (telefones inteligentes), um mercado que não pára de crescer.

Os primeiros aparelhos movidos a Android da Verizon Wireless vão rodar o aplicativo Google Voice, permitindo aos consumidores fazer chamadas internacionais pela internet e pagar tarifas mais baratas. A Apple ainda precisa aprovar aplicativos parecidos para o iPhone.

O presidente da Skype Josh Silverman chamou a jogada da AT&T de “passo certo”, mas avisou que ainda são necessárias intervenções dos governos para manter a internet aberta.

O aplicativo da Skype já foi baixado por 10% de todos os aparelhos iPhone e iTouch – eles podiam ser usados em redes Wi-Fi, mas não na rede 3G da AT&T.

R7 – Notícias
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/at-t-vai-permitir-chamadas-de-voz-pela-internet-no-iphone-20091007.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.