Skype permite integração de sua rede ao protocolo SIP

Em fase de testes, programa Skype para SIP oferece diversos recursos a qualquer corporação que use sistema de Voz sobre IP (VoIP).

IDG NOW!Qualquer negócio que tenha um sistema corporativo de VoIP agora pode usar o serviço SIP com o Skype para reduzir os gastos. O programa Skype para SIP entrou em fase pública de testes nesta quinta-feira (3/12)..

Com o serviço, os consumidores podem colocar botões “clique para ligar” em web sites, receber ligações via Skype sem custos adicionais, montar direcionamentos de números Skype que ligam para desktop por meio do sistema IP PBX e fazer ligações externas com o recurso Skype Out.

Os usuários precisam ajustar as configurações de SIP em suas plataformas IP PBXs para poder se comunicar na rede do Skype. Também é preciso ter conexão de banda larga.

A Skype já certificou os sistemas IP PBX da Cisco, Shortel e SIPfoundry para funcionar com na plataforma Skype para SIP e já tem outras 20 fornecedores trabalhando para futuras certficações, processo que garante que as tecnologias possam operar em conjunto.

Equipamentos SIP não certificados podem funcionar com o Skype para SIP, mas os usuários terão de configurar tudo sem a ajuda da documentação, segundo a companhia. O Skype afirmou que tem 10 mil negócios cadastrados para a fase de testes, e espera mais com a liberação pública.

(Tim Greene)
IDG NOW!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.